ATIVIDADES COM RR - R DOBRADO - R DUPLO - ATIVIDADES COM DÍGRAFO RR


" O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança
descobrir. Cria situações-problemas".

( Jean Piaget )















Atividade 1

Para desenvolver o trabalho com ortografia é necessário que o aluno já tenha construído o principio alfabético da escrita. O trabalho com a ortografia não se restringe à memorização e, em muitos casos, o aprendiz poderá construir seu conhecimento, observando e descobrindo princípios ortográficos e sendo capaz de verbalizá-los.
Esta atividade tem como objetivo fazer com que os alunos prestem atenção ao som do R, se é fraco ou forte. Podemos ajudá-los a perceberem se o som do R é forte, quando o som é produzido na garganta e, se é fraco, quando produzido na ponta da língua.
1) O professor poderá falar algumas palavras e juntamente com os alunos analisá-las  quanto à presença do som R forte ou R fraco, (ex: carro, caro, rosa, bezerro, rua, carta, andorinha). Neste momento, não estamos interessados em saber se a grafia das palavras é com R ou RR, queremos apenas chamar atenção para o som.
2) Em seguida à análise coletiva,  distribuir para as duplas o conjunto de imagens abaixo e uma folha azul e outra amarela. Solicitar que eles separem as imagens em dois grupos e colem sobre o papel azul aquelas palavras que, quando falamos, tem o som do R forte e sobre o papel amarelo, as que tem o som do R fraco. Fazer uma leitura coletiva das imagens previamente pode evitar que surjam dúvidas na nomeação das mesmas.

Atividade 2

Depois de desenvolverem a consciência do som do R forte e do R fraco, o professor poderá apresentar um conjunto de palavras com o R intervocálico (CARO/ CARRO; CARETA/CARRETA; MURO/MURRO; CORA/ CORRA, EROS/ERROS; AREIA/ARREIA ). Apresentar as palavrase formular perguntas para que observem  a relação entre o som forte e fraco e o contexto em que aparecem, que é entre vogais.
É importante que o professor possibilite uma discussão em sala a respeito das hipóteses e observações dos alunos para que eles elaborem e/ou reelaborem seus conhecimentos. A regra que se espera que eles formulem é a de que quando pronunciamos o R com som forte entre vogais ele será grafado com RR. Após a construção da regra, deve-se escrevê-la e afixá-la no mural para servir de fonte de consulta sempre que necessário. Pode-se fazer também uma lista de exemplos e acrescentar  palavras à medida que surgirem.

Atividade 3

Muitos aprendizes, depois de observarem o uso do RR nas palavras que tem som do R forte, começam a usar indiscriminadamente o RR em outros contextos. Pode -se pedir a observação e a reflexão de outras situações onde apareça o som do R forte e o som do R fraco.
São diversos os contextos em que o R forte e fraco aparecem. O professor deve estar atento, pois a pronúncia do R poderá variar dependendo da região em que será desenvolvida a atividade apresentada. As possibilidades que apresentamos aqui podem ser exploradas e adaptadas de acordo com os modos de falar de cada região.
1)     O professor deverá ler, uma a uma, as palavras de uma lista e solicitar aos alunos que batam palmas quando o som for forte.
(careta, caro, merenda, prato, fruta, rato, roupa, carteira, formiga, brincar, carreta, carro, cigarra).
Fraco:
  • entre vogais (careta, caro, merenda);
  • entre consoante e vogal ( prato; fruta)
Forte
  • no inicio da palavra (rato, roupa)
  • no final da sílaba (carteira, formiga, brincar)
  • entre vogais (carreta, carro, cigarra);
Em seguida, poderá escrever no quadro e pedir para as crianças observarem se a palavra é escrita com R ou RR.  Esta ação tem como objetivo fazer com que as crianças percebam que o som do R forte pode aparecer na escrita grafado com um R ou com RR, dependendo do contexto ( ex.: corda, correto).  Após a escrita da lista de todas as palavras no quadro, ele poderá fazer as seguintes perguntas: Em que palavras apareceu o R forte? E o R fraco?
2)      Neste momento, vamos oferecer aos alunos a oportunidade de análise do som do R fraco e forte e suas representações gráficas. Formar duplas e distribuir a lista de palavras relacionadas no tópico 1 desta atividade. Pedir que as agrupem ao som forte ou fraco.  O professor poderá deixar que os alunos classifiquem as palavras a partir de suas observações, ou poderá avaliar a necessidade de dar alguns critérios ou pistas para eles.
Caso opte por dar os critérios, ele poderá elaborar um quadro e solicitar que os alunos pensem que palavras poderiam ser colocadas juntas da palavra indicada. Isso favorecerá o debate, a argumentação pelas crianças e a descoberta de princípios gerativos de uso do R ou RR nos contextos em que aparecem.
        RATO           CARRO             CARO            PRATO  FORMIGA





3)     A partir da análise do quadro, das reformulações que as crianças fizeram em suas classificações iniciais, elas devem ser estimuladas a criar regras para cada caso. Algumas perguntas podem favorecer a reflexão: Toda vez que tem o som do R forte vamos usar RR? Em que palavra podemos pensar que tem o som do R forte e usa RR na escrita? Em que palavra podemos pensar que tem o som do R forte, mas usamos R? Quando o som do R é forte no começo da palavra podemos usar RR? Existe alguma palavra que começa com RR? E a palavra Henrique, outro dia uma criança escreveu assim: HENRRIQUE. Em que situação usamos o RR?Poderíamos pensar numa regra que nos auxilie reconhecer e  usar o R ou o RR na escrita de palavras?
Recursos Complementares
ADAMS, Marilyn Jager et. al. Consciência fonológica em crianças pequenas . Porto Alegre: Artmed, 2006.
CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. 5 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador 16 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).
MORAIS,Arthur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 4 ed. São Paulo: Ática. 2008.
Avaliação
O professor poderá fazer ditados de palavras ou de pequenos trechos de textos conhecidos em que apareçam os contextos de uso de R e RR. 
Fonte: Portal do professor

1 comentários :

Viviane de Oliveira barra Nova disse...

Eu amei mim serviu muito para planejar uma das minhas aulas.Obg.

Postar um comentário

Não saia sem deixar seu recadinho...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...